sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A mercearia e a fábrica de conservas...

Como forma de comemorar o Dia do Patrono do nosso Agrupamento, visitámos o Museu do Trabalho Michel Giacometti em Setúbal.

O Museu do Trabalho Michel Giacometti é um museu municipal, criado em Setúbal em 1987. Está sediado numa antiga fábrica de conservas de peixe, adaptada a museu desde 1995.

O Museu possui uma vasta colecção de objectos, fotos, documentos ligados ao património industrial, às profissões tradicionais e ao comércio.

Fomos às compras à Mercearia Liberdade, doada ao Museu pelos herdeiros dos antigos donos, num momento em que estava prestes a ser demolida.

Foi muito interessante descobrir produtos, embalagens, formas de medir ou pesar os produtos, objectos e hábitos de antigamente, no que toca ao comércio mais tradicional.
A "D. Gracinda" merceeira atendeu-nos muito bem, foi muito amável e explicou-nos ao pormenor como era o quotidiano de uma mercearia no início do século XX.

Depois tivemos oportunidade de visitar a antiga Fábrica Conserveira, através da representação das diversas fases de produção das conservas.

Foi, de facto, uma visita muito interessante, os alunos foram convidados a voltar e a trazerem os seus pais, como forma de divulgar o Museu.

Sem comentários: