sexta-feira, 27 de março de 2009

Ovos de Páscoa!

Hoje estivemos a enfeitar ovos, usámos vários tipos de papel, pintámos, recortámos,... e no final enfeitámos a nossa sala ...

Painel: A Primavera chegou!

A nossa turma, 2º C, e a turma 2º D da professora Ana Pereira, elaboraram este painel sobre o tema da Primavera. Foi um trabalho conjunto, no qual procurámos usar diversas técnicas de Expressão Plástica: a pintura com pincel e com esponja; o recorte, a pintura com lápis e canetas de feltro, a colagem, a dobragem, ...

Foi um trabalho muito divertido e, no final, todos ficámos muito satisfeitos com o resultado...

div>

quinta-feira, 26 de março de 2009

Visita de estudo: "Museu das Crianças"

Hoje tivemos um dia "em grande".

As turmas de 2º ano da nossa escola realizaram uma visita de estudo ao Museu das Crianças em Lisboa.

Fomos ver uma exposição sobre os cinco sentidos: com a ajuda de um monitor, e em pequenos grupos, passámos por várias salas, em cada uma delas tivemos oportunidade de pôr à prova os nossos sentidos: a visão, a audição, o paladar, o olfacto e o tacto.

Foi uma experiência muito gratificante para todos.



terça-feira, 24 de março de 2009

"Caça ao erro"

Hoje estivemos a fazer Jogos de Ortografia.
Formámos cinco equipas: laranja, verde, amarela, lilás e azul. O primeiro jogo consistia em formar uma palavra usando um conjuntinho de cartões com letras, nesse conjunto havia uma "letra-pirata": tinhamos que identificá-la e não a podiamos usar na palavra. O segundo jogo consistia em soletrar palavras indicadas pela professora: um elemento da equipa soletrava e o outro escrevia no quadro, se a palavra fosse correctamente soletrada, a equipa ganhava um ponto, ou melhor uma das cinco letras necessárias para formar uma palavra no final.
A equipa vencedora foi a equipa lilás, logo seguida da equipa amarela.





sexta-feira, 20 de março de 2009

Uma árvore, um amigo...

Hoje comemorámos o Dia da Árvore, cantámos a canção "Uma árvore um amigo", falámos sobre a importância e a riqueza da floresta e fizemos lindos desenhos...

quinta-feira, 19 de março de 2009

Feliz dia do pai


Para todos os pais um dia muito feliz...

As prendinhas que os vossos filhos fizeram com muito carinho, esperamos que tenham gostado!



sexta-feira, 13 de março de 2009

Cheira a chocolate? De onde virá este cheirinho?

O "Livro com cheiro a chocolate" da autora Alice Vieira está cheio de pequenas histórias doces e saborosas como o chocolate!
Hoje estivemos a fazer leitura a pares, cada par lê uma história, depois preenche a Ficha de Leitura e apresenta a sua história à turma.
Foi um momento de leitura muito interessante e descontraído...

Pesquisas sobre abelhas...

Hoje fizemos um trabalho de pesquisa, em pequenos grupos. Começámos por preencher um esquema sobre o que já sabiamos ou tinhamos aprendido sobre as abelhas, em aulas anteriores, e o que tinhamos curiosidade em saber.
Depois formámos grupos e com ajuda da professora e com um guião de pesquisa fomos à Biblioteca da nossa escola descobrir as respostas para as nossas dúvidas ou curiosidades. Foi muito interessante, explorámos livros, sites, folhetos, ... e descobrimos coisas muito interessantes sobre as abelhas, por exemplo, as abelhas não nadam porque se afogam, mas precisam de beber água; as abelhas dormem muito pouco mas trabalham muito e ficam muito cansadas, principalmente, as operárias; as abelhas vivem pouco tempo, podem viver semanas e no máximo dois ou três meses; as abelhas têm formas muito divertidas de comunicar entre si: fazem cìrculos em torno das melhores flores para chamarem as companheiras e depois "dançam" todas em redor das flores; só existe uma abelha rainha na colmeia, se aparecer outra as duas rainhas lutam até ficar apenas uma; a abelha rainha põe entre 2000 a 5000 ovos; as abelhas nascem dos ovos; as abelhas transportam o pólen e o nectar agarrado às patinhas, numa espécie de bolsas,...

quarta-feira, 11 de março de 2009

Arquitectos?

Parecemos arquitectos ou desenhadores? Na área de Matemática, estamos a estudar as simetrias, os mapas e as plantas, por isso, decidimos explorar a planta de uma moradia geminada (simétrica) que nos foi trazida pelo pai de uma aluna e que nos foi muito útil neste trabalho. Os nossos traços não têm muito rigor mas são os nosso primeiros esboços nesta matéria.

Experiências que comprovam a existência do ar

Hoje estivemos a fazer experiências com o ar, usámos vários materiais, observámos os resultados e registámos as conclusões a que chegámos.


Fizemos leques para "produzir" vento (ar em movimento), o ar não se vê mas podemos senti-lo.


O ar não se vê mas ocupa espaço dentro do balão.

Se taparmos a seringa o ar não sai porque ocupa espaço.
Registo colectivo das experiências.



As fichas de registo.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Visitas especiais...

Hoje tivemos o prazer de assistir, na nossa escola, a um espectáculo com o tema "Cinderela, a História cantada", os actores principais foram os alunos da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Setúbal.


Foi, no dizer dos nossos alunos: um "espectáculo magnífico"; "os meninos fizeram um grande esforço para nos mostrar um espectáculo tão bonito"; "foi muito emocionante, até chorei um bocadinho"; "foi divertido, rimos e batemos palmas a acompanhar as canções".

No final, os alunos quiseram estar mais perto dos artistas, e estavam fascinados porque conseguiam comunicar com eles facilmente, com gestos, com um simples sorriso, quiseram saber como se chamavam, que idade tinham, os adultos que os acompanharam foram muito simpáticos e mostraram que podem ser as mãos, os pés, a boca, ... destas crianças. Foi, sem dúvida, uma experiência marcante, o nosso muito obrigado aos alunos da APPACDM pela visita e continuem a oferecer-nos os vossos sorrisos.


video

quinta-feira, 5 de março de 2009

Diferentes?? Mas com um sorriso igual!



Hoje estivemos a falar sobre as dificuldades e limitações de algumas crianças e de alguns adultos que não vêem, não falam e não ouvem, que não conseguem andar pelos seus próprios meios; mas que em nada são inferiores a nós, pois sentem, choram, riem como nós, têm sentimentos e merecem todo o nosso respeito e o nosso carinho.

Foi uma conversa muito interessante e os alunos mostraram que são bastante sensiveis a estes assuntos, foi notório o seu respeito e a sua admiração por estas crianças e adultos que muitas vezes algumas pessoas se limitam a ignorar.

A Biblioteca


Zona multimédia.

Cantinho da informática.


As estantes com as obras


Zona de trabalho individual ou em grupo, trabalho de pesquisa, ...

Zona de leitura autónoma.

Primeira requisição de livros

O momento que os alunos há muito ansiavam chegou...

Fomos à renovada Biblioteca da nossa escola, não foi a primeira visita, mas hoje foi um dia especial, tivemos oportunidade de conhecer melhor o espaço e as actividades que podemos desenvolver na Biblioteca.

A professora Paula Antunes recebeu-nos, falou-nos um bocadinho sobre a Biblioteca e depois contou-nos a história "A que sabe a Lua?". No final da história a professora Paula estava muito preocupada!!! Os animais da história tinham fugido e estavam escondidos nas prateleiras dos livros, oferecemo-nos logo para ajudar e fizemos um jogo de pistas que nos ajudou a conhecer melhor o que contém cada estante de livros (temas, tipos de textos,....).

No final, recebemos os nossos cartões de leitor e fizemos a primeira requisição de livros, não podemos esquecer que é preciso cuidar muito bem do livrinho que escolhemos e na próxima segunda-feira devemos devolvê-lo para poder requisitar outro livro, (se não tivermos tempo para ler o livro todo podemos fazer uma nova requisição do mesmo livro).

quarta-feira, 4 de março de 2009

Estados do tempo

Pois é, o estado do tempo varia conforme as estações do ano e nem sempre é do agrado de todos.

Em conversa com os alunos sobre este conteúdo do meio ficámos a saber que: uns preferem o sol e o calor, mas também há quem se divirta muito nos dias de vento e até os que preferem a chuva, a neve ou o frio.

Aqui ficam alguns dos trabalhinhos feitos, pelos alunos, sobre esta temática.