A água está em constante circulação, através dos vários fenómenos que, decorrentes da temperatura, alteram o seu estado físico na Natureza.
Depois de termos visionado algumas imagens e videos explicativos do ciclo da água, tivemos a possibilidade de observar uma maqueta representativa dos fenómenos físicos e da circulação da água.
Desde a evaporação da água dos rios, lagos e mares, pelo aumento de temperatura provocado pelo Sol, passando pela subida da água (evaporação)a qual, devido à diminuição da temperatura decorrente da altitude, volta ao estado líquido (condensação). Formam-se, assim, as nuvens que ao estarem saturadas permitem que a água volte à Terra (precipitação) em forma de chuva, neve ou granizo.
No seu regresso, a água pode manter-se à superfície terrestre, pode aumentar o caudal dos rios, e pode, igualmente, infiltrar-se no solo dando origem aos lençóis de água, formados quando a água encontra rocha no interior do solo, não permitindo a sua passagem.
Os lençóis de água dão origem às nascentes dos rios, que desta forma trazem a água de volta à superfície e... todo o ciclo recomeça!
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Olá professora adorei aprender o ciclo da água .
E tambem gostei das experiências.
Eliana
Enviar um comentário