Foi esta a questão problema da nossa aula de ensino experimental das ciências. Começámos por observar e manipular diversos objectos e brinquedos que funcionam a pilhas, descobrimos que as pilhas têm um pólo positivo e um pólo negativo e, se alterarmos a sua posição o brinquedo não funciona.
Depois desta primeira tarefa de contextualização, observámos o material do qual iriamos dispôr: pilhas,lâmpadas e respectivos suportes e fios electricos.
Perante este material, formulámos a questão-problema e planificámos a actividade. Depois fizemos e registámos as nossas previsões: usando apenas um fio eléctrico; usando dois fios ou tentando acender a lâmpada apenas com a pilha.
Passámos à experimentação, algumas previsões estavam correctas, outras não, e por isso, tivemos que experimentar de várias formas até conseguir "fazer luz". No final registámos as conclusões:
"Para fazer acender uma lâmpada, teremos que estabelecer um circuito fechado, em que o ponto de partida é um dos pólos da pilha e o ponto de chegada é o outro pólo da pilha. Neste circuito a lâmpada é um ponto de passagem da corrente eléctrica."
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
E fez-se luz!!!
Ângela
ola!gostei disto porque era uma estrategia.
so quem pensa fazia isto ha premeira eu e o meu colega andre so acertamos a exprimentrar mais de hum..
15vezes so ai chegamos ha um resultado
esse resultado foi pensar na estrategia e pum conseguis a ultima so acendi 1vez a segunda 2º mas isto ate n era assim tao dificil se pensarmos smpre conseguimos fazer :D.
adivinheim como tentamos eu pensei e troquei tudo e consegui acender mas eu e o andre ficamos esquesitos xDn sei como conseguimos e assim paro de falar abrços e bjs do voço aluno tiago xD
tiago
Enviar um comentário